logo

logo

domingo, 24 de fevereiro de 2019

"Miúdos a Votos" - apresentação dos candidatos



No dia 19 de fevereiro, na sala de alunos, das 10:15 às 10:30, as equipas apresentaram as obras que selecionaram e serão sujeitas a escrutínio a 15 de março. O processo será semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania.
“Durante a campanha eleitoral, estes defenderão junto dos colegas os seus livros preferidos – podendo fazê-lo em comícios, cartazes, programas de rádio e televisão, sessões de esclarecimento, debates…
Com esta iniciativa, os alunos ficarão a conhecer em profundidade como se desenrola um processo eleitoral e para que serve.
Pretende-se cada vez mais dar voz às crianças e jovens portugueses, criando renovadas oportunidades na formação de cidadãos de pleno direito. Será disponibilizado às escolas material de apoio que lhes permita dar a esta ação o caráter de um processo eleitoral político.
A iniciativa, organizada pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura, da Pordata e da Rádio Miúdos.” in http://pnl2027.gov.pt/np4/file/323/Regulamento_2018_19.pdf.

Ana Almeida e Mónica Simão
 

 










 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

"Miúdos a Votos" 2018/2019

 

Vota no teu livro preferido dia 15 de março!

Para votares, tens de te fazer acompanhar do teu cartão de estudante.


A campanha eleitoral de «Miúdos a Votos», que decorre até 13 de março, está a animar muitas das mais de 700 escolas que estão inscritas nesta iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares.  

A transmissão dos tempos de antena segue as regras de uma campanha eleitoral política: todos os candidatos dispõem de tempo igual para defenderem e transmitirem as suas ideias. A ideia de equidade de circunstâncias é um valor fundamental em democracia, de forma a que todos os candidatos tenham as mesmas hipóteses.  

A transmissão estará no ar, em toda a escola, no intervalo das 10:15 às 10:30.

Contamos consigo para fazer da leitura uma festa!  


Ana Almeida e Mónica Simão



Obras selecionadas para escrutínio para o concurso da Visão Júnior "Miúdos a Votos"



 


http://visao.sapo.pt/visaojunior/2018-09-12-Calendario-Miudos-a-Votos-2018-2019

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Projeto Ler + "Porque é que os animais não conduzem?"











A Grande Árvore

No âmbito do projeto RESCUR, do SPO, o Grupo J do Pré-Escolar, ajudou a Helena e o Samuel a encontrar a "Grande Árvore" que está na Biblioteca Escolar. 
Foi uma aventura repleta de emoções que terminou com uma festa de boas-vindas à nova toca.
A Helena e o Samuel são muitos amigos e respeitam-se mutuamente. Este sentimento de aceitação e compreensão do outro será abordado, ao longo do ano, pelos nossos amigos.

A coordenadora da BE
Mónica Simão




quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Boas Festas!



A Equipa da BE deseja-vos um ano cheio de boas Leituras!

Votos de Boas Festas!

A coordenadora da BE
Mónica Simão




terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Projeto Ler + Ungali, de Elsa Serra



As docentes Florbela Santos, Manuela Patrício e Teresa Cabral, realizaram a atividade de audição e visionamento da obra Ungali, de Elsa Serra, no âmbito do Projeto Ler +, direcionado aos alunos do segundo ano de escolaridade e da dinamização da Biblioteca Escolar.
         A atividade, permitiu integrar a literacia da leitura, através da construção de sentidos a partir do visionamento de outros textos, nomeadamente, o multimodal (multimédia) e, consequentemente, despertar a curiosidade dos pequenos leitores para a importância da leitura. Possibilitou também, desenvolver a literacia dos média, dando a conhecer diferentes média, como por exemplo, a web e incutindo no leitor o espírito crítico, enquanto seu consumidor. Promoveu ainda a literacia da informação, mais concretamente, na interação e colaboração com os pares, permitindo, posteriormente, a apresentação das suas ideias e opiniões, de forma metódica e rigorosa. Os alunos revelaram interesse e gosto pela leitura e tiveram em consideração as regras de utilização da biblioteca, considerando, assim, a realização da atividade uma mais valia.






A história cantada por Alda Fernandes

A história contada pela autora, Elsa Serra
 


quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Notícias da BE no Fuso - Açoriano Oriental


Dia Mundial do Animal na BE









Suplemento no Açoriano Oriental  - Fuso da EBI da Ribeira Grande - 28/11/18



Receção a novos utilizadores da BE





O ano letivo começou com as boas-vindas aos alunos do 1.º ano do 1.º ciclo com a dinamização da história “A Princesa e o cérebro que sentia demais”.
A atividade tinha como principal objetivo sensibilizar as crianças para a utilização da Biblioteca Escolar. Explicou-se, de forma sucinta, o funcionamento desta, mostrando-lhes as diferentes áreas e falando-lhes dos recursos e das atividades que ali é possível realizar. Os alunos ficaram a saber que poderiam contar com o apoio de toda a equipa quer para a realização de trabalhos, quer na orientação da utilização plena da Biblioteca.

Clica na imagem para ouvires a história

Halloween


ROOM ON THE BROOM

No âmbito das celebrações anglo-saxónicas inerentes à lecionação da disciplina do Inglês e da dinamização da Biblioteca Escolar nos núcleos EB1/JI de Foros, EB1/JI de Ribeirinha, EB1/JI de Santa Bárbara e EB1/JI de Madre Teresa da Anunciada, realizou-se a atividade de audição e visionamento da obra Room on the broom, de Julia Donaldson.
De acordo com o Programa de Generalização do Ensino de Inglês no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, a utilização de histórias neste contexto, é uma técnica recorrente e do interesse dos alunos, pois proporciona: a exposição à língua inglesa; a partilha de experiências sociais e o desenvolvimento das suas capacidades de audição e concentração.
Após a realização da atividade, foi possível concluir, que a articulação entre o Programa de Generalização do Ensino de Inglês no Primeiro Ciclo do Ensino Básico e o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar foi benéfica, tendo os alunos revelado curiosidade e valorizado o uso da biblioteca e dos sues recursos.

As docentes, Florbela Santos, Manuela Patrício e Teresa Cabral