Top 10 de outubro
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
Notícias da BE no Fuso - Açoriano Oriental
Dia Mundial do Animal na BE
Suplemento no Açoriano Oriental - Fuso da EBI da Ribeira Grande - 28/11/18
Receção a novos utilizadores da BE
O
ano letivo começou com as boas-vindas aos alunos do 1.º ano do 1.º ciclo com a
dinamização da história “A Princesa e o cérebro que
sentia demais”.
A
atividade tinha como principal objetivo sensibilizar as crianças para a
utilização da Biblioteca Escolar. Explicou-se, de forma sucinta, o
funcionamento desta, mostrando-lhes as diferentes áreas e
falando-lhes dos recursos e das atividades que ali é possível realizar. Os alunos ficaram a saber que poderiam contar com o apoio de toda a equipa quer para a
realização de trabalhos, quer na orientação da utilização plena da Biblioteca.
Clica na imagem para ouvires a história
Halloween
ROOM ON THE BROOM
No âmbito das celebrações anglo-saxónicas inerentes à
lecionação da disciplina do Inglês e da dinamização da Biblioteca Escolar nos
núcleos EB1/JI de Foros, EB1/JI de Ribeirinha, EB1/JI de Santa Bárbara e EB1/JI
de Madre Teresa da Anunciada, realizou-se a atividade de audição e visionamento
da obra Room on the broom, de Julia Donaldson.
De acordo com o Programa de Generalização do Ensino de
Inglês no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, a utilização de histórias neste
contexto, é uma técnica recorrente e do interesse dos alunos, pois proporciona:
a exposição à língua inglesa; a partilha de experiências sociais e o
desenvolvimento das suas capacidades de audição e concentração.
Após a realização da atividade, foi possível concluir,
que a articulação entre o Programa de Generalização do Ensino de Inglês no
Primeiro Ciclo do Ensino Básico e o Referencial Aprender com a Biblioteca
Escolar foi benéfica, tendo os alunos revelado curiosidade e valorizado o uso
da biblioteca e dos sues recursos.
As docentes, Florbela Santos, Manuela Patrício e
Teresa Cabral
Dia Mundial do Animal na Biblioteca
Comemorou-se o “Dia Mundial do
Animal” na Biblioteca Escolar, com a realização de várias atividades.
Construímos um pictograma com o “Meu animal de Estimação Preferido”. Estiveram
expostos livros sobre animais à disposição dos alunos para serem consultados ou
requisitados.
No decorrer da manhã do dia 9 de outubro, as
quatro turmas do quarto ano da Escola Gaspar Frutuoso assistiram a uma palestra
de sensibilização apresentada pela Dr.ª Veterinária Júlia Medeiros. Nesta
sessão foram transmitidas informações muito pertinentes relativas à
responsabilidade de ser “dono” de um animal de estimação. Coma participação
ativa dos alunos, a Dr.ª Júlia Medeiros levou a que ficasse registada a
importância de que “o nosso melhor amigo” tem de ter cartão sanitário de
identidade, no qual consta o número de chip que identifica o proprietário, as
vacinações obrigatórias.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2017
Árvore dos desejos
Como tem sido nossa tradição
decoramos a Árvore dos Desejos, com um pedido que não possa ser comprado. Esta atividade
revela-se um pouco difícil pois envolve sentimentos e emoções, uma
área que os alunos não estão acostumados a apelar.
Torna-se interessante quando se apercebem da dificuldade da tarefa
e procuram “dentro de si” os verdadeiros desejos.
Alguns desejos da Biblioteca realizaram-se, foi brindada por generosas doações que em muito enriqueceram o nosso espólio abrir o leque de escolha dos nossos alunos.
Professora
Mónica Simão – Coord. da
Biblioteca Escolar
![]() |
| INSCO
31 exemplares de livros e 1 digitalizador
para o Projeto "Todos
Juntos Podemos Ler"
|
![]() |
|
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de
Ponta Delgada - 42 exemplares de livros
|
SONHAR NATAL
No dia 13 de dezembro às 19 horas,
no auditório da Escola Gaspar Frutuoso, a turma do 5ºB apresentou aos
encarregados de educação e comunidade em geral uma peça musical "Sonhar Natal",
fruto de trabalho de um período, desenvolvido de forma interdisciplinar e
coordenado pela diretora de turma, professora de Educação Musical, Fabiana
Cunha.
O mote deste trabalho partiu de uma
questão: Terão ainda os pré-adolescentes de hoje o direito de sonhar o Natal?
Haverá uma forma de viver o Natal à medida dos sonhos e desejos de infância?
É preciso estar atento e
escutá-los…
Procurando dar resposta às suas
questões os alunos interpretaram as seguintes canções:
- “Vai nevar, vai nevar” – solista:
Sofia Silva
- “Dezembro em Portugal” - coro
- “O rapaz do tambor” – coro
- “Que sejas feliz, é Natal” –
solista: Sofia Bernardo
- “À volta do pinheiro” – coro
- “O rap dos reis magos” –
solistas: Margarida Santos e Francisco Ponte
- “O presépio” – solista: Emília
Sousa
- “Livres de sonhar” – coro.
Este trabalho contou com a
colaboração de Madalena San-Bento, no texto; seleção musical: Fabiana Cunha;
Cenários e adereços: Helena Fernandes e Encenação: Fabiana Cunha e Helena
Fernandes.
A turma elaborou postais de Natal
em EVT os quais continham mensagens
retiradas de livros que leram na Biblioteca outras na aula de Inglês. “Como é
preciso não perder os sonhos e desejos de crianças”, no dia 14 de dezembro,
apresentaram a peça no Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira
Grande, para os idosos que lá se encontram, de forma a transmitir-lhes frescura
e alegria nesta época festiva. Esta apresentação revelou-se muito emotiva pelo
carinho demonstrado pelos utentes daquela valência da Santa Casa, por lhes ter
sido permitido voltar a sonhar.
Professora
Mónica Simão – Coord. da
Biblioteca Escolar
Subscrever:
Mensagens (Atom)




















