logo

logo

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Halloween


ROOM ON THE BROOM

No âmbito das celebrações anglo-saxónicas inerentes à lecionação da disciplina do Inglês e da dinamização da Biblioteca Escolar nos núcleos EB1/JI de Foros, EB1/JI de Ribeirinha, EB1/JI de Santa Bárbara e EB1/JI de Madre Teresa da Anunciada, realizou-se a atividade de audição e visionamento da obra Room on the broom, de Julia Donaldson.
De acordo com o Programa de Generalização do Ensino de Inglês no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, a utilização de histórias neste contexto, é uma técnica recorrente e do interesse dos alunos, pois proporciona: a exposição à língua inglesa; a partilha de experiências sociais e o desenvolvimento das suas capacidades de audição e concentração.
Após a realização da atividade, foi possível concluir, que a articulação entre o Programa de Generalização do Ensino de Inglês no Primeiro Ciclo do Ensino Básico e o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar foi benéfica, tendo os alunos revelado curiosidade e valorizado o uso da biblioteca e dos sues recursos.

As docentes, Florbela Santos, Manuela Patrício e Teresa Cabral








Dia Mundial do Animal na Biblioteca



Comemorou-se o “Dia Mundial do Animal” na Biblioteca Escolar, com a realização de várias atividades. Construímos um pictograma com o “Meu animal de Estimação Preferido”. Estiveram expostos livros sobre animais à disposição dos alunos para serem consultados ou requisitados.
 No decorrer da manhã do dia 9 de outubro, as quatro turmas do quarto ano da Escola Gaspar Frutuoso assistiram a uma palestra de sensibilização apresentada pela Dr.ª Veterinária Júlia Medeiros. Nesta sessão foram transmitidas informações muito pertinentes relativas à responsabilidade de ser “dono” de um animal de estimação. Coma participação ativa dos alunos, a Dr.ª Júlia Medeiros levou a que ficasse registada a importância de que “o nosso melhor amigo” tem de ter cartão sanitário de identidade, no qual consta o número de chip que identifica o proprietário, as vacinações obrigatórias.






segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Árvore dos desejos




Como tem sido nossa tradição decoramos a Árvore dos Desejos, com um pedido que não possa ser comprado. Esta atividade revela-se um pouco difícil pois envolve sentimentos e emoções, uma área que os alunos não estão acostumados a apelar. Torna-se interessante quando se apercebem da dificuldade da tarefa e procuram “dentro de si” os verdadeiros desejos. 

Alguns desejos da Biblioteca realizaram-se, foi brindada por generosas doações que em muito enriqueceram o nosso espólio abrir o leque de escolha dos nossos alunos.

Professora Mónica Simão – Coord. da Biblioteca Escolar






INSCO 
31 exemplares de livros e 1 digitalizador 
para o Projeto "Todos Juntos Podemos Ler"







Biblioteca Pública e Arquivo Regional de
Ponta Delgada - 42 exemplares de livros


SONHAR NATAL

No dia 13 de dezembro às 19 horas, no auditório da Escola Gaspar Frutuoso, a turma do 5ºB apresentou aos encarregados de educação e comunidade em geral uma peça musical "Sonhar Natal", fruto de trabalho de um período, desenvolvido de forma interdisciplinar e coordenado pela diretora de turma, professora de Educação Musical, Fabiana Cunha.
O mote deste trabalho partiu de uma questão: Terão ainda os pré-adolescentes de hoje o direito de sonhar o Natal? Haverá uma forma de viver o Natal à medida dos sonhos e desejos de infância?
É preciso estar atento e escutá-los…
Procurando dar resposta às suas questões os alunos interpretaram as seguintes canções:
- “O Pai Natal está a chegar” – coro
- “Vai nevar, vai nevar” – solista: Sofia Silva
- “Dezembro em Portugal” - coro
- “O rapaz do tambor” – coro
- “Que sejas feliz, é Natal” – solista: Sofia Bernardo
- “À volta do pinheiro” – coro
- “O rap dos reis magos” – solistas: Margarida Santos e Francisco Ponte
                                                       - “O presépio” – solista: Emília Sousa
                                                       - “Livres de sonhar” – coro.


Este trabalho contou com a colaboração de Madalena San-Bento, no texto; seleção musical: Fabiana Cunha; Cenários e adereços: Helena Fernandes e Encenação: Fabiana Cunha e Helena Fernandes.

A turma elaborou postais de Natal em EVT os quais continham  mensagens retiradas de livros que leram na Biblioteca outras na aula de Inglês. “Como é preciso não perder os sonhos e desejos de crianças”, no dia 14 de dezembro, apresentaram a peça no Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, para os idosos que lá se encontram, de forma a transmitir-lhes frescura e alegria nesta época festiva. Esta apresentação revelou-se muito emotiva pelo carinho demonstrado pelos utentes daquela valência da Santa Casa, por lhes ter sido permitido voltar a sonhar.

Professora Mónica Simão – Coord. da Biblioteca Escolar



Clube de Leitura

Apresentação do livro "A viagem do Pai Natal aos Açores"




No dia 14 de dezembro de 2016, o Clube de Leitura participou na apresentação de uma pequena introdução dramatizada da obra "A viagem do Pai Natal aos Açores, de Ana Isabel Ferreira, que se deslocou à Escola Gaspar Frutuoso para divulgar este seu novo projeto. Esta obra apresenta a particularidade de ser bilingue Português/Inglês.
Este trabalho contou com a ajuda imprescindível das funcionárias da Biblioteca, que se predispuseram a elaborar os acessórios a utilizar na mesma. Pela segunda vez, os elementos do Clube de Leitura apresentaram o seu trabalho perante os seus pares, desta feita, a algumas turmas do 1º ciclo e do 2º ciclo, no auditório da escola, contando ainda com a honorável presença do Dr.º Alexandre Gaudêncio, Presidente da CMRG, bem com a do Dr.º Marcelo Pinheiro Presidente do CE da EBIRG. Nesta viagem aos Açores e com a colaboração da CMRG, o Pai Natal doou 115 exemplares desta obra para enriquecer o espólio da nossa a biblioteca.

Professora Mónica Simão – Coord. da Biblioteca Escolar

 

domingo, 30 de outubro de 2016

Leitor do Mês



   

Tiago
Santos
4ºG, nº 20
  


Celina
 Teodoro
1ºK, nº 4
    

     

Matilde
 Pacheco
2ºH, nº 14



Francisco
 Franco
3ºE, nº 4



       

Diogo Mota
5ºD, nº 7
                  

           Ana Moniz
                  6ºB, nº 1

Érica Oliveira
OPIA, nº 5
   

Concurso "Lê e navega"


Vencedoras


Mariana Ponte - 6ºG, nº 13


Raquel Moniz - 5ºB, nº 18
                   


Beatriz Santos - 4ºD, nº 4