logo

logo

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Dia Mundial do Animal na Biblioteca



Comemorou-se o “Dia Mundial do Animal” na Biblioteca Escolar, com a realização de várias atividades. Construímos um pictograma com o “Meu animal de Estimação Preferido”. Estiveram expostos livros sobre animais à disposição dos alunos para serem consultados ou requisitados.
 No decorrer da manhã do dia 9 de outubro, as quatro turmas do quarto ano da Escola Gaspar Frutuoso assistiram a uma palestra de sensibilização apresentada pela Dr.ª Veterinária Júlia Medeiros. Nesta sessão foram transmitidas informações muito pertinentes relativas à responsabilidade de ser “dono” de um animal de estimação. Coma participação ativa dos alunos, a Dr.ª Júlia Medeiros levou a que ficasse registada a importância de que “o nosso melhor amigo” tem de ter cartão sanitário de identidade, no qual consta o número de chip que identifica o proprietário, as vacinações obrigatórias.






segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Árvore dos desejos




Como tem sido nossa tradição decoramos a Árvore dos Desejos, com um pedido que não possa ser comprado. Esta atividade revela-se um pouco difícil pois envolve sentimentos e emoções, uma área que os alunos não estão acostumados a apelar. Torna-se interessante quando se apercebem da dificuldade da tarefa e procuram “dentro de si” os verdadeiros desejos. 

Alguns desejos da Biblioteca realizaram-se, foi brindada por generosas doações que em muito enriqueceram o nosso espólio abrir o leque de escolha dos nossos alunos.

Professora Mónica Simão – Coord. da Biblioteca Escolar






INSCO 
31 exemplares de livros e 1 digitalizador 
para o Projeto "Todos Juntos Podemos Ler"







Biblioteca Pública e Arquivo Regional de
Ponta Delgada - 42 exemplares de livros


SONHAR NATAL

No dia 13 de dezembro às 19 horas, no auditório da Escola Gaspar Frutuoso, a turma do 5ºB apresentou aos encarregados de educação e comunidade em geral uma peça musical "Sonhar Natal", fruto de trabalho de um período, desenvolvido de forma interdisciplinar e coordenado pela diretora de turma, professora de Educação Musical, Fabiana Cunha.
O mote deste trabalho partiu de uma questão: Terão ainda os pré-adolescentes de hoje o direito de sonhar o Natal? Haverá uma forma de viver o Natal à medida dos sonhos e desejos de infância?
É preciso estar atento e escutá-los…
Procurando dar resposta às suas questões os alunos interpretaram as seguintes canções:
- “O Pai Natal está a chegar” – coro
- “Vai nevar, vai nevar” – solista: Sofia Silva
- “Dezembro em Portugal” - coro
- “O rapaz do tambor” – coro
- “Que sejas feliz, é Natal” – solista: Sofia Bernardo
- “À volta do pinheiro” – coro
- “O rap dos reis magos” – solistas: Margarida Santos e Francisco Ponte
                                                       - “O presépio” – solista: Emília Sousa
                                                       - “Livres de sonhar” – coro.


Este trabalho contou com a colaboração de Madalena San-Bento, no texto; seleção musical: Fabiana Cunha; Cenários e adereços: Helena Fernandes e Encenação: Fabiana Cunha e Helena Fernandes.

A turma elaborou postais de Natal em EVT os quais continham  mensagens retiradas de livros que leram na Biblioteca outras na aula de Inglês. “Como é preciso não perder os sonhos e desejos de crianças”, no dia 14 de dezembro, apresentaram a peça no Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, para os idosos que lá se encontram, de forma a transmitir-lhes frescura e alegria nesta época festiva. Esta apresentação revelou-se muito emotiva pelo carinho demonstrado pelos utentes daquela valência da Santa Casa, por lhes ter sido permitido voltar a sonhar.

Professora Mónica Simão – Coord. da Biblioteca Escolar



Clube de Leitura

Apresentação do livro "A viagem do Pai Natal aos Açores"




No dia 14 de dezembro de 2016, o Clube de Leitura participou na apresentação de uma pequena introdução dramatizada da obra "A viagem do Pai Natal aos Açores, de Ana Isabel Ferreira, que se deslocou à Escola Gaspar Frutuoso para divulgar este seu novo projeto. Esta obra apresenta a particularidade de ser bilingue Português/Inglês.
Este trabalho contou com a ajuda imprescindível das funcionárias da Biblioteca, que se predispuseram a elaborar os acessórios a utilizar na mesma. Pela segunda vez, os elementos do Clube de Leitura apresentaram o seu trabalho perante os seus pares, desta feita, a algumas turmas do 1º ciclo e do 2º ciclo, no auditório da escola, contando ainda com a honorável presença do Dr.º Alexandre Gaudêncio, Presidente da CMRG, bem com a do Dr.º Marcelo Pinheiro Presidente do CE da EBIRG. Nesta viagem aos Açores e com a colaboração da CMRG, o Pai Natal doou 115 exemplares desta obra para enriquecer o espólio da nossa a biblioteca.

Professora Mónica Simão – Coord. da Biblioteca Escolar

 

domingo, 30 de outubro de 2016

Leitor do Mês



   

Tiago
Santos
4ºG, nº 20
  


Celina
 Teodoro
1ºK, nº 4
    

     

Matilde
 Pacheco
2ºH, nº 14



Francisco
 Franco
3ºE, nº 4



       

Diogo Mota
5ºD, nº 7
                  

           Ana Moniz
                  6ºB, nº 1

Érica Oliveira
OPIA, nº 5
   

Concurso "Lê e navega"


Vencedoras


Mariana Ponte - 6ºG, nº 13


Raquel Moniz - 5ºB, nº 18
                   


Beatriz Santos - 4ºD, nº 4


Dia Mundial da Alimentação

Vencedores







  
Matilde Furtado - 5ºA, nº 19
                                    
                                 Ema Tavares - 6ºD, nº 5

Colóquios da Lusofonia

A EBI da Maia e a turma 6ºH, acompanhados pelos professores Elsa Rebelo e Pedro Pinheiro da  EBIRG, assistiram  no dia 30 de setembro no anfiteatro da EBI da Maia, a uma sessão do 26ª Colóquio da Lusofonia com a presença do Prémio Nobel da Paz 1996, ex -Ministro e Presidente de Timor Leste, Dr. José Ramos Horta e a Diretora Executiva do Instituto Internacional de Língua Portuguesa – CPLP, Dr.ª Marisa Mendonça.

Houve um encontro com escritores açorianos, Eduíno de Jesus e Norberto Ávila entre outros. O Grupo  Bruma rapresentou novas sonoridades de autores açorianos musicados. Os alunos do 8ºC da professora Lucília Roxo  representaram uma peça intitulada O marido ausente do dramaturgo Norberto Ávila. Seguiu-se um espetáculo de Danças dos Grupos Timor Furak e Le Ziaval diretamente vindos de Timor-Leste.

Professora Mónica Simão – Coord. da Biblioteca Escolar

Clube de leitura

“Ler é chato!”

Estes quinze alunos vão provar que ler é mesmo bom, não tem nada de chato!!!
Às sextas-feiras durante noventa minutos que passam a correr, há tempo para cada um deles ler. Ler para si, ler para os outros. Rir consigo e rir com os outros! É um espaço de partilha e aprendizagem, sem receios. Pede-se apenas boa disposição e entrega na realização das atividades propostas. 
Este grupo de alunos está motivado e vão partilhar ainda este mês o seu primeiro trabalho, resultado da leitura em grupo de um livro “Desculpa… por acaso é uma bruxa?” de Emily Horn e Pawel Pawlak, aos alunos do Pré-Escolar.

Vamos continuar a ler e mostrar que a leitura permite-nos abrir os nossos horizontes.

Professora Mónica Simão – Coord. da Biblioteca Escolar





Visita à “Princesa Sensível”

No decorrer do mês de outubro a Biblioteca recebeu as turmas de 2.º e 3.º ano, pois a frequência  de utilização registada destes anos mostrou-se bastante relevante.
Através do conto “A Princesa e o Cérebro que sentia demais” , no qual se aborda a existência dos cinco sentidos. Estes sentidos foram atribuídos à nossa Biblioteca, que é uma “Princesa Sensível” pelo que é necessário tratá-la com muita delicadeza e civismo.
Para esta sessão os alunos “vestiram-se a rigor” com golas e punhos rendados e abandonaram o “palácio” com  elegantes passos de dança.
Esta foi a  forma transmitimos as regras de boa utilização da Biblioteca

Contamos sempre com a vossa visita!

Professora Mónica Simão – Coord. da Biblioteca Escolar






segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Concurso Dia Mundial do Animal




Vencedor






                                                                 
                                                                                 Miguel Braz - 5ºA, nº 20












Cartaz - Concurso Dia Mundial do Animal


quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Bem-vindos

     Após alguns anos à espera, a escola nova foi inaugurada! É natural estares cheio de vontade de usar as novas instalações, conhecer novos colegas, os professores e funcionários. O ano letivo 2016/2017, que agora começou, merece o empenho de toda a comunidade educativa e encarregados de educação.
     Dá o melhor de ti, empenha-te nas tuas tarefas e o sucesso está garantido!
   A Biblioteca Gaspar Frutuoso é um dos muitos espaços oferecidos pela escola, para desenvolveres as tuas capacidades e conhecimentos… visita-a com regularidade!
    Votos de um ano cheio de aprendizagens e enriquecimento pessoal!

Mónica Simão
Coordenadora da Biblioteca

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Benefícios da leitura

  1. Tira nódoas da alma.
  2. Cicatriza a solidão.
  3. Lava a inteligência.
  4. Agita a preguiça.
  5. Protege a memória.
  6. Purifica a visão.
  7. Potencia a humildade.
  8. Dá fome.
  9. Não suja as mãos.
  10. Coloca pirilampos na escuridão.
  11. Clarifica a voz.
  12. Vale tanto como mil imagens.
  13. Apaga a televisão.
Emanuel Jorge Botelho



Newton gostava de ler



No decorrer da primeira quinzena do mês de novembro, a Biblioteca Gaspar Frutuoso, recebeu os alunos do 5º ano para desfrutarem do Módulo I, do projeto “Newton gostava de ler!”. Esta atividade permitiu que se aliasse a promoção da leitura à experimentação cientifica.


A RRBE, implementou em algumas escolas do Açores este projeto à semelhança do que já se vem fazendo nas Bibliotecas Escolares, pertencentes à RBE, no continente, fruto de uma sintonia de interesses entre a Rede e a Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro de Ciência Viva (FCCV).



  



Biblioteca Gaspar Frutuoso agradece o patrocínio do projeto à Escola Profissional da Ribeira Grande, sem o qual não teria verba para o abarcar.
As professoras Manuela Livro e Mónica Simão, leram excertos da obra “Os Mistérios de Casimiro”, de António Pocinho, e orientaram a realização da experiência “Candeeiro de gelo” com as dez turmas. Foram momentos de diversão e aprendizagem, que se esperam repetir aquando da realização dos II e III Módulos.