logo

logo

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Bem-vindos

     Após alguns anos à espera, a escola nova foi inaugurada! É natural estares cheio de vontade de usar as novas instalações, conhecer novos colegas, os professores e funcionários. O ano letivo 2016/2017, que agora começou, merece o empenho de toda a comunidade educativa e encarregados de educação.
     Dá o melhor de ti, empenha-te nas tuas tarefas e o sucesso está garantido!
   A Biblioteca Gaspar Frutuoso é um dos muitos espaços oferecidos pela escola, para desenvolveres as tuas capacidades e conhecimentos… visita-a com regularidade!
    Votos de um ano cheio de aprendizagens e enriquecimento pessoal!

Mónica Simão
Coordenadora da Biblioteca

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Benefícios da leitura

  1. Tira nódoas da alma.
  2. Cicatriza a solidão.
  3. Lava a inteligência.
  4. Agita a preguiça.
  5. Protege a memória.
  6. Purifica a visão.
  7. Potencia a humildade.
  8. Dá fome.
  9. Não suja as mãos.
  10. Coloca pirilampos na escuridão.
  11. Clarifica a voz.
  12. Vale tanto como mil imagens.
  13. Apaga a televisão.
Emanuel Jorge Botelho



Newton gostava de ler



No decorrer da primeira quinzena do mês de novembro, a Biblioteca Gaspar Frutuoso, recebeu os alunos do 5º ano para desfrutarem do Módulo I, do projeto “Newton gostava de ler!”. Esta atividade permitiu que se aliasse a promoção da leitura à experimentação cientifica.


A RRBE, implementou em algumas escolas do Açores este projeto à semelhança do que já se vem fazendo nas Bibliotecas Escolares, pertencentes à RBE, no continente, fruto de uma sintonia de interesses entre a Rede e a Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro de Ciência Viva (FCCV).



  



Biblioteca Gaspar Frutuoso agradece o patrocínio do projeto à Escola Profissional da Ribeira Grande, sem o qual não teria verba para o abarcar.
As professoras Manuela Livro e Mónica Simão, leram excertos da obra “Os Mistérios de Casimiro”, de António Pocinho, e orientaram a realização da experiência “Candeeiro de gelo” com as dez turmas. Foram momentos de diversão e aprendizagem, que se esperam repetir aquando da realização dos II e III Módulos.

 

  

“Estórias e Estigmas - vítimas, papões e a receita que não há”


No dia 29 de outubro, as turmas 6ºF e 5ºB foram brindadas com a presença de um "verdadeiro contador de estórias", Dr. Ricardo Ávila, que durante duas sessões de noventa minutos, captou a atenção de alunos e professores de forma edificante. Uma experiência ímpar, uma aula informal ministrada por um excelente comunicador, auxiliado por um conjunto de livros bem selecionados, levou-os a pensar em problemas como a exclusão, o preconceito, o bulliyng e de como reagir em situações semelhantes. Ricardo Ávila, acompanhado de uma mala mágica, com vida própria, comandada pelos livros que continha, conseguiu de forma brilhante, levantar questões de ordem ética e moral, deixando em aberto as repostas, cabendo a cada um dos ouvintes encontrar aquelas que considerar mais adequadas a cada situação.
  

A tradição oral tem-se perdido, por falta de tempo das famílias, ou outros argumentos que se possam encontrar, mas nestas sessões, vislumbrámos aquilo que estamos a perder e que deveríamos a todo o custo tentar recuperar…o contar estórias!
Aguardamos com muita esperança que possamos contar de novo com a sua presença e se possível para abranger mais público.