segunda-feira, 17 de outubro de 2016
quarta-feira, 12 de outubro de 2016
Bem-vindos
Após alguns anos à espera, a
escola nova foi inaugurada! É natural estares cheio de vontade de usar as novas
instalações, conhecer novos colegas, os professores e funcionários. O ano
letivo 2016/2017, que agora começou, merece o empenho de toda a comunidade
educativa e encarregados de educação.
Dá o melhor de ti, empenha-te nas
tuas tarefas e o sucesso está garantido!
A Biblioteca Gaspar Frutuoso é um
dos muitos espaços oferecidos pela escola, para desenvolveres as tuas
capacidades e conhecimentos… visita-a com regularidade!
Votos de um ano cheio de
aprendizagens e enriquecimento pessoal!
Mónica Simão
Coordenadora da Biblioteca
terça-feira, 3 de maio de 2016
Livros infantis para descarregar gratuitamente
Neste site podes descarregar livros infantis gratuitamente. Clica no link abaixo e experimenta:
Retirado do site Espaço Educar:
sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
Benefícios da leitura
- Tira nódoas da alma.
- Cicatriza a solidão.
- Lava a inteligência.
- Agita a preguiça.
- Protege a memória.
- Purifica a visão.
- Potencia a humildade.
- Dá fome.
- Não suja as mãos.
- Coloca pirilampos na escuridão.
- Clarifica a voz.
- Vale tanto como mil imagens.
- Apaga a televisão.
Emanuel Jorge Botelho
Newton gostava de ler

No decorrer da primeira
quinzena do mês de novembro, a Biblioteca Gaspar Frutuoso, recebeu os
alunos do 5º ano para desfrutarem do Módulo I, do projeto “Newton gostava
de ler!”. Esta atividade permitiu que se aliasse a promoção da leitura à
experimentação cientifica.
A RRBE, implementou em
algumas escolas do Açores este projeto à semelhança do que já se vem fazendo
nas Bibliotecas Escolares, pertencentes à RBE, no continente, fruto de uma
sintonia de interesses entre a Rede e a Universidade de Aveiro, através da
Fábrica Centro de Ciência Viva (FCCV).
A Biblioteca Gaspar
Frutuoso agradece o patrocínio do projeto à Escola Profissional da Ribeira
Grande, sem o qual não teria verba para o abarcar.
As professoras Manuela Livro e Mónica
Simão, leram excertos da obra “Os Mistérios de Casimiro”, de António Pocinho, e
orientaram a realização da experiência “Candeeiro de gelo” com as dez
turmas. Foram momentos de diversão e aprendizagem, que se esperam repetir
aquando da realização dos II e III Módulos.
“Estórias e Estigmas - vítimas, papões e a receita que não há”
No dia 29 de outubro, as
turmas 6ºF e 5ºB foram brindadas com a presença de um "verdadeiro contador
de estórias", Dr. Ricardo Ávila, que durante duas sessões de
noventa minutos, captou a atenção de alunos e professores de forma edificante.
Uma experiência ímpar, uma aula informal ministrada por um excelente comunicador,
auxiliado por um conjunto de livros bem selecionados, levou-os a pensar em
problemas como a exclusão, o preconceito, o bulliyng e de como reagir
em situações semelhantes. Ricardo Ávila, acompanhado de uma mala mágica, com
vida própria, comandada pelos livros que continha, conseguiu de forma
brilhante, levantar questões de ordem ética e moral, deixando em aberto as
repostas, cabendo a cada um dos ouvintes encontrar aquelas que
considerar mais adequadas a cada situação.
A tradição oral tem-se perdido, por falta de tempo das famílias,
ou outros argumentos que se possam encontrar, mas nestas sessões, vislumbrámos
aquilo que estamos a perder e que deveríamos a todo o custo tentar recuperar…o
contar estórias!
Aguardamos com muita
esperança que possamos contar de novo com a sua presença e se possível para
abranger mais público.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















