Bom Carnaval!
terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
Benefícios da leitura
- Tira nódoas da alma.
- Cicatriza a solidão.
- Lava a inteligência.
- Agita a preguiça.
- Protege a memória.
- Purifica a visão.
- Potencia a humildade.
- Dá fome.
- Não suja as mãos.
- Coloca pirilampos na escuridão.
- Clarifica a voz.
- Vale tanto como mil imagens.
- Apaga a televisão.
Emanuel Jorge Botelho
Newton gostava de ler

No decorrer da primeira
quinzena do mês de novembro, a Biblioteca Gaspar Frutuoso, recebeu os
alunos do 5º ano para desfrutarem do Módulo I, do projeto “Newton gostava
de ler!”. Esta atividade permitiu que se aliasse a promoção da leitura à
experimentação cientifica.
A RRBE, implementou em
algumas escolas do Açores este projeto à semelhança do que já se vem fazendo
nas Bibliotecas Escolares, pertencentes à RBE, no continente, fruto de uma
sintonia de interesses entre a Rede e a Universidade de Aveiro, através da
Fábrica Centro de Ciência Viva (FCCV).
A Biblioteca Gaspar
Frutuoso agradece o patrocínio do projeto à Escola Profissional da Ribeira
Grande, sem o qual não teria verba para o abarcar.
As professoras Manuela Livro e Mónica
Simão, leram excertos da obra “Os Mistérios de Casimiro”, de António Pocinho, e
orientaram a realização da experiência “Candeeiro de gelo” com as dez
turmas. Foram momentos de diversão e aprendizagem, que se esperam repetir
aquando da realização dos II e III Módulos.
“Estórias e Estigmas - vítimas, papões e a receita que não há”
No dia 29 de outubro, as
turmas 6ºF e 5ºB foram brindadas com a presença de um "verdadeiro contador
de estórias", Dr. Ricardo Ávila, que durante duas sessões de
noventa minutos, captou a atenção de alunos e professores de forma edificante.
Uma experiência ímpar, uma aula informal ministrada por um excelente comunicador,
auxiliado por um conjunto de livros bem selecionados, levou-os a pensar em
problemas como a exclusão, o preconceito, o bulliyng e de como reagir
em situações semelhantes. Ricardo Ávila, acompanhado de uma mala mágica, com
vida própria, comandada pelos livros que continha, conseguiu de forma
brilhante, levantar questões de ordem ética e moral, deixando em aberto as
repostas, cabendo a cada um dos ouvintes encontrar aquelas que
considerar mais adequadas a cada situação.
A tradição oral tem-se perdido, por falta de tempo das famílias,
ou outros argumentos que se possam encontrar, mas nestas sessões, vislumbrámos
aquilo que estamos a perder e que deveríamos a todo o custo tentar recuperar…o
contar estórias!
Aguardamos com muita
esperança que possamos contar de novo com a sua presença e se possível para
abranger mais público.
Podcasting
No
dia 22 de outubro decorreu na EB1/JI de Madre Teresa da Anunciada uma sessão de
podcast, no âmbito das atividades a desenvolver
na Biblioteca daquela escola, a qual contou com a participação de alguns alunos
do 3° e 4° anos de escolaridade, nomeadamente:
Leandro Botelho, Elisa Vieira, Miguel Cabral, Ana Costa, Catarina Rego,
Gonçalo Moura, Carla Viveiros e Joana Rebelo e, ainda, com a colaboração das
respetivas docentes titulares de turma que procederam à seleção dos textos
lidos.
Assim,
durante a sessão de podcast, foi possível ouvir: João Pateta, de Guerra Junqueiro O Freguês Caloteiro, de Luísa Dacosta; Onde está a felicidade?, de Álvaro Magalhães; A Cigarra e a Formiga 2 (adaptação), de Monteiro Lobato; A Princesa e a ervilha, de Hans Christine Andersen e o
Reconto de O Príncipe Feliz.
Depois da gravação, os alunos foram
auscultados, no sentido de se apurar a sua opinião, relativamente a esta
atividade.
1 – O que é um podcast?
Gonçalo
Moura - É a gravação de uma leitura para
passar na rádio.
2 – Qual foi o material utilizado?
Catarina
Rego - Um computador, um microfone e os
nossos textos.
3 – Como correu a atividade?
Ana
Costa - Correu muito bem.
4 – Vais ouvir a tua leitura?
Carla
Viveiros - Sim, com os meus pais e os meus
amigos.
5 – Como te preparaste para a
atividade?
Joana
Rebelo - Informei os meus pais e pratiquei
muito a leitura do texto.
6 – Gostarias de participar
novamente?
Leandro
Botelho - Sim, gostava muito de participar
novamente.
7 – O que sentiste durante a
gravação?
Miguel
Cabral - Senti a mesma felicidade que o Sr.
Pascoal sentiu.
8 – Recomendarias esta atividade a
um amigo?
Elisa
Vieira - Sim, porque acho que é importante
ler.
![]() |
|
Leandro Botelho
|
![]() |
|
Miguel Cabral
|
![]() |
|
Elisa Vieira
|
![]() |
|
Ana Costa, Catarina Rego e Gonçalo Moura
|
![]() |
|
Carla Viveiros
|
![]() |
|
Joana Rebelo
|
Halloween
No
passado dia 29 de outubro, no âmbito da celebração do Halloween, a docente
Manuela Patrício, leu a história Carlota
Barbosa, a bruxa medrosa
aos alunos das duas turmas do 1º ano na
EB1/JI de Ribeirinha. Uma história divertida sobre uma bruxa muito medrosa,
que um dia, ao perder o seu fiel gato,
esqueceu todos os seus medos e salvou-o
do mar. Os alunos mostraram-se muito entusiasmados.
Concurso “Lê e Navega” - Vencedora do concurso
Ficha
de Registo de Leitura
Título:
A vida Mágica da Sementinha
Autor:
Alves Redol
Subscrever:
Mensagens (Atom)



























